O digital tem vindo a assumir uma importância crucial, sobretudo no seguimento da recomendação do Parlamento e do Conselho Europeu de 18 de dezembro de 2006 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, o qual identifica a “Competência Digital” como uma das oito essenciais para qualquer cidadão face às exigências da sociedade de informação em que vivemos. O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas. Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais. O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) que elaboramos é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos. Trata-se de um documento aberto, em atualização quando necessário.