:: Exposição Anne Frank: uma história para hoje em Cabeceiras de Basto e no Arco de Baúlhe ::

Projeto de âmbito nacional que conta com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Portugal e que resulta numa parceria entre Embaixada, a Anne Frank House, a Associação Comunidades que Florescem e a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.

Temos a honra de apresentar a exposição Anne Frank: uma história para hoje, na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, de 19 de janeiro a 6 de fevereiro e também na Escola Básica do Arco de Baúlhe, de 15 de fevereiro a 23 de fevereiro.

A exposição, já patente em centenas de cidades em todo mundo, é constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank. Utilizando 32 painéis educativos conta-se a história de Anne através de uma linha temporal situando-se, por um lado, a História da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a vida pessoal de Anne Frank. A exposição narra a história de como a família Frank foge para Holanda deixando para trás a Alemanha Nazi e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto”. Conta-nos também o momento da traição que os conduz aos campos de concentração e à morte. Desta forma os visitantes conseguem construir uma visão geral de como uma história pessoal se relaciona com eventos ocorridos a nível mundial.

A exposição é um instrumento educativo que tem o objetivo de manter viva a memória de Anne Frank (cujo diário continua a ser um símbolo das vítimas de todas as formas de discriminação e opressão) e de informar sobre o regime Nazi. Os painéis que a compõem foram concebidos para estimular o pensamento crítico sobre as semelhanças entre eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, fomentando a reflexão sobre conceitos como liberdade, respeito mútuo, direitos humanos e democracia. Através da influência que a história de Anne Frank e o seu diário têm, ainda hoje, pretende-se desafiar o preconceito e reduzir o ódio, inspirando e incentivando a escolha de atitudes empáticas, compassivas e de respeito pelos outros. É neste sentido que serão desenvolvidas atividades pedagógicas com a comunidade escolar, nomeadamente a formação de alunos Guia Anne Frank (numa abordagem educativa desenvolvida pela Anne Frank House), que, posteriormente, farão as visitas guiadas aos colegas e professores, bem como à comunidade de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe, através das visitas agendadas com as escolas.


LISTA GRADUADA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA GRUPO DE RECRUTAMENTO 600 – VER+

LISTA GRADUADA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA GRUPO DE RECRUTAMENTO 530 – VER+

AVISO DE ABERTURA GRUPO 290 – VER +

Abertura do Ano Letivo 2023/2024


:: MENSAGEM DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2023/2024 – Diretora: Céu Caridade ::

COMUNICAÇÃO SERVIÇO N.º 01 (Docentes) – VER+

INÍCIO DAS ATIVIDADES (Alunos) – VER+

Provas 9.ºAno

MODELOS CONSULTA REAPRECIAÇÃO RECLAMAÇÃO PROVAS FINAIS – 9.º Ano – VER+

INSCRIÇÃO NAS PROVAS FINAIS, PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA E PROVAS A NÍVEL DE ESCOLA – VER+