2
1
111
6
5
4
66
22
4
5
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto (AECB) foi criado por Despacho do Secretário de Estado da Educação e comunicado pelo Diretor Regional de Educação do Norte, em ofício datado de 30 de junho de 2010. Resultou da fusão do Agrupamento de Escolas de Refojos de Basto e do Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe. O referido Despacho produziu efeitos a partir de 01 de agosto de 2010.

O AECB, é um Agrupamento de cariz vertical, cuja sede é a Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.

Este Agrupamento localiza-se no Concelho de Cabeceiras de Basto, pertence ao Distrito de Braga e está localizado numa área de transição, condicionada pelas influências do Atlântico e do Nordeste Transmontano. É limitado a Norte pelas serras da Cabreira e do Barroso, a Oeste pela serra da Lameira, a Este e Sudeste pelas serras do Alvão e Marão.

A evolução da população residente caracteriza-se por uma diminuição demográfica efetiva, decorrente do decréscimo da taxa de natalidade nos últimos anos. O último Censo dá conta de um acentuado envelhecimento da população residente, situação que obriga, no imediato, a medidas de proteção e defesa dos mais idosos, não apenas no plano económico-social, mas igualmente no plano da educação e formação.

Por outro lado, nos últimos anos, tem-se assistido a uma evolução positiva ao nível das infraestruturas habitacionais, ao nível das acessibilidades e ainda ao nível de equipamentos socioculturais. Esta melhoria estrutural deverá ser considerada porque representa uma melhoria das condições e equipamentos ligados à educação, à cultura e às artes.

O AECB possui um parque escolar moderno e bem apetrechado, do qual se destaca a escola sede, um centro escolar construído de raiz, um centro escolar requalificado, uma Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos que sofreu ampliação de modo a receber o pré-escolar e o 1.º ciclo. Os restantes Estabelecimentos de Ensino encontram-se em bom estado de conservação. A dispersão dos Jardins de Infância, presentemente a funcionar isolados, traz dificuldades diversas à gestão nomeadamente na articulação e execução do PAA e na rentabilização do pessoal não docente.

É com todos estes recursos que se tem procurado assegurar uma educação diversificada e integral, num ambiente seguro e saudável, promovendo o desenvolvimento académico, emocional, social, físico e cultural, formando cidadãos autónomos, produtivos e responsáveis. Orgulhamo-nos de ser um Agrupamento de Escolas acolhedor, dinâmico, alegre, empreendedor, disponível e inovador. Porque só assim é possível… “Valorizar todos para a inclusão e sucesso de cada um.”