:: A turma 9ºD foi premiada! Não uma, mas sim duas vezes ::

 

A turma D, do 9º ano, ficou em 1º lugar no Concurso Nacional Imagens Contra a Corrupção, promovido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção do Tribunal de Contas, com a realização de um spot de vídeo intitulado “Tem Sede?”. Este vídeo, idealizado nas aulas de Educação para a Cidadania, assentou na reflexão sobre a transparência dos nossos atos no dia-a-dia, como condição fundamental para o exercício pleno da nossa cidadania. Muitas vezes, a sede de poder... e a ambição desmedida contamina os valores, a ética e a moralidade, obscurecendo a nossa vida coletiva.

 


Vamos receber o prémio no próximo dia 17 de maio, no auditório da Polícia Judiciária em Lisboa, pelas mãos do Ministro da Educação e da Ministra da Justiça. O prémio traduz-se na realização de várias atividades, para toda a turma, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações e 250 euros para a biblioteca escolar.

A turma também arrecadou o 1º lugar a nível nacional no concurso “Media@ção”. Este concurso é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros em parceria com a Comissão Nacional da Unesco, a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação PT e o Plano Nacional de Leitura 2027. No âmbito do tema genérico do concurso: Media, democracia e tolerância, o regulamento sugeria as seguintes abordagens: Como prevenir o discurso do ódio? Como promover a tolerância nos media? Como usar os media para o exercício da cidadania? A turma 9º D abordou o conceito da violência nas redes sociais, com a realização de um vídeo de curta duração intitulado “Rastilho”. O vídeo foi conceptualizado nas aulas de Educação para a Cidadania e as filmagens ocorreram na biblioteca escolar com a turma e restante comunidade presente.

 


A cerimónia de entrega de prémios vai ocorrer em Lisboa no dia 28 de junho. Os alunos receberão, individualmente, uma câmara foto/vídeo ou um cheque prenda, de montante equivalente. A biblioteca da nossa escola também será contemplada com livros e materiais didáticos.