A ESCOLA BÁSICA DE GONDARÉM
 REALIZA VISITA DE ESTUDO AO SEALIFE

     O “mundo” que nos rodeia é muito atrativo e suscita curiosidade nas crianças.”
     Toda a visita de estudo é uma perfeita combinação de educação e brincadeira.
     Assim, A Escola Básica de Gondarém realizou no dia 27 de Maio a sua Visita de Estudo ao “Sealife”, ao Parque da Cidade e à Praia, no Porto.
     O SeaLife, Oceanário do Porto, Situado no Parque da Cidade, é muito mais do que de uma simples coleção de aquários... São aproximadamente 5.800 criaturas marinhas e de água doce de cerca de 100 espécies diferentes, desde cavalos-marinhos a tubarões, raias, polvos, peixes-palhaço entre muitos outros. Os visitantes conseguem ter uma perspetiva muito próxima das criaturas marinhas e seus habitats, já que as barreiras são reduzidas ao limite mínimo necessário para sua segurança e preservação. O aquário do oceano é o tanque principal e tem uma capacidade de 500 mil litros de água, mede 10 metros de altura, 9 de largura e tem mais de 6 metros de profundidade.  
     Durante a Visita de Estudo as crianças observaram os aquários com diferentes espécies de criaturas marítimas, interagiram com a natureza no Parque da cidade, apreciaram a grandeza do mar e experimentaram o contacto com a água do mar e a areia. Nestes espaços, tiveram oportunidade de realizar atividades lúdicas e participar num picnic coletivo.
     Ao longo desta atividade, as crianças geriram emoções, fizeram aprendizagens, realizaram jogos lúdicos, desenvolveram variadas habilidades e adotaram comportamentos positivos de convivência em grupo.
     Considerar estes locais como meio natural, na altura de planificar esta Visita de Estudo foi de vital importância, uma vez que o meio promove determinadas ações e facilita a construção de atitudes e competências que promovem a socialização e favorecem a consolidação de múltiplas aprendizagens.
     A observação, a interação com o meio, o fortalecimento do grupo, assistidos pela educação em valores, constituíram os pilares para o sucesso desta atividade.


 Escola Básica de Gondarém, maio de 2016