Projeto "Justica para tod@s"

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto dinamizaram o projeto “Justiça para Tod@s” com os alunos do curso vocacional do 3º ciclo.

Este projeto consiste num programa de promoção dos valores democráticos com base na educação para a justiça e os direitos humanos das jovens gerações.

Assim, e com a colaboração da docente da disciplina de História, levamos a cabo um conjunto de sessões, nas quais abordámos várias temáticas que colocaram a educação para a justiça como uma ferramenta cívica fundamental no estado de direito. Estas sessões culminaram numa simulação de julgamento de um caso de Bullying no Tribunal de Cabeceiras de Basto.

A simulação do julgamento decorreu no passado dia 15 de dezembro, na sala de audiências do Tribunal, sob a presidência do Sr. Dr. Juiz Pedro Cadete.
Registou-se um notável empenho e dedicação dos alunos nestes dois últimos meses de trabalho, quer nas diferentes sessões de preparação, quer no próprio julgamento.

Este projeto contou com a colaboração imprescindível da Dr.ª Carina Oliveira Marques, advogada que, a título gratuito, prestou todo o apoio jurídico na construção e apresentação do tema ao Sr. Dr. Juiz Pedro Cadete que, cordialmente, participou neste desafio e presidiu ao julgamento do caso Bullying.

No que à leitura da sentença diz respeito, destacamos a importância que o Sr. Dr. Juiz Pedro Cadete deu à adoção de comportamentos responsáveis no contexto escolar, visando não colocar em causa o bem-estar e a segurança dos outros.

Agradecemos ainda a todos os docentes do curso vocacional que em muito contribuíram para o sucesso deste projeto, bem como aos funcionários do Tribunal de Cabeceiras de Basto.