:: Ensino Articulado 2019/2010 ::

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, em articulação com a Academia de Música de Cabeceiras de Basto, oferece o Ensino Articulado da Música para os alunos que no próximo ano letivo vão frequentar o 5.º ano na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto ou na Escola Básica do Arco de Baúlhe.

O Ensino Articulado é uma forma de frequentar o ensino especializado da Música em que a Academia e a Escola se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e a não duplicar disciplinas. Nesta modalidade, o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas da Academia são integradas na matriz curricular da Escola.

Os alunos que queiram frequentar o Ensino Articulado só o podem fazer se começarem no 5º ano.

Acrescentamos que a Escola já funciona com Ensino Articulado da Música com alunos que frequentam este ano o 5º e o 6º anos.

As inscrições podem ser feitas a partir deste momento até ao dia 22 de junho, na página do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto em www.aecb.pt, ou diretamente na Academia de Musica às terças, quintas e sextas de tarde.

Podem obter mais informações consultando a página do Agrupamento em www.aecb.pt ou na Academia de Música. 

Quais as disciplinas que um aluno do ensino articulado não tem na escola regular?
Quem frequenta esta modalidade não tem Educação Musical nem Educação Tecnológica e terá na Academia de Música as disciplinas de Instrumento, Formação Musical (F.M.) e Classe de Conjunto (C.C.).

Quanto custa frequentar o Ensino Articulado da Música?
Havendo financiamento do Ministério da Educação, não custa nada, ou seja, é gratuito. Se não houver financiamento, a Academia estipulará uma mensalidade com valor acessível (40,00 €).

Para além da mensalidade e à semelhança de outras disciplinas curriculares, é necessário adquirir algum material pedagógico como o instrumento escolhido e outros materiais que os professores considerem indispensáveis.
Além disso, no ato da matrícula na Academia, têm de pagar a inscrição e o seguro escolar que é de 30,00 €.

Que instrumentos podem ser escolhidos?
A escolha dos instrumentos está sempre dependente das vagas existentes.
Os instrumentos lecionados podem ser: clarinete; flauta transversal; guitarra clássica; oboé; piano; saxofone; trombone; trompa; trompete; violino e violoncelo.

A Academia de Música de Cabeceiras de Basto tem abertas as matrículas até dia 22 de junho para os alunos que pretendam iniciar o estudo da música.
Há uma turma para alunos que frequentam o Jardim de Infância, outra para os alunos que vão frequentar o 1º e º 2º ano e ainda outra para os alunos que vão para o 3º e 4º ano.