DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

(Escola Básica Padre Doutor Joaquim Santos)

No dia 03 de dezembro, a Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos não esqueceu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Assim, as crianças da Educação Especial, com o apoio das respetivas docentes, professoras Catarina e Alice Machado, dramatizaram a história “Os ovos misteriosos”, para as crianças do pré-escolar.
            Paralelamente, e como dizia o cartaz “ Juntos pelo Direito à Diferença”, todas as crianças da escola desenharam o seu autorretrato, que foi exposto num cartaz gigante no hall da entrada da escola, para que pudesse ser visionado por toda a comunidade educativa.
            Foram igualmente expostos um poema e algumas palavras sobre a inclusão. Os meninos de Educação Especial distribuíram o poema por todas as salas do 1.º Ciclo.
            Foi uma atividade importante e que colheu rasgados elogios de toda a comunidade educativa.

-----------------------------------------------------------------------------------------

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

(Escola Básica da Faia)

No passado dia 3 de dezembro, a Escola Básica da Faia assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo principal foi sensibilizar as crianças para as dificuldades que as pessoas com deficiência, sobretudo física, possuem ao realizar algumas atividades. Desta forma, foram efetuadas as mais diversas atividades, desde o visionamento do filme” As Cordas” a atividades de caráter mais prático, mas com algum grau de dificuldade, tais como, pintura com a mão esquerda ou direita no caso dos esquerdinos, jogos com os olhos vendados e outros que os impediam de utilizar os membros superiores.
Para além do referido anteriormente, foi também elaborado e afixado um cartaz intitulado: “Todos diferentes, todos iguais!”. Para o qual, todos os alunos do 1.º ciclo e Jardim de Infância colaboraram com o seu autorretrato.
O objetivo principal parece ter sido cumprido, pois foi visível o entusiasmo e empenho, tanto de professores como de alunos, nas atividades desenvolvidas.

Dinamizadores: Professores titulares da EB1 da Faia

Professora de Educação Especial (Felicidade Marinho)