:: Bullying Escolar ::

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, organizaram no passado dia 1 de fevereiro uma ação de prevenção do Bullying escolar dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas.

Esta ação foi desenvolvida pela Dr.ª Cátia Vaz, autora do Jogo “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” e consistiu na apresentação do jogo aos alunos e na realização de atividades didáticas com a turma. Desenrolou-se em contexto de sala de aula nas turmas do 4.º ano das Escolas Básicas do Arco de Baúlhe, Faia e Prof. Filomena Mesquita.

Os objetivos desta ação foram a prevenção do Bullying junto da população escolar, sobretudo na transição do 4.º para o 5.º ano de escolaridade, quando os alunos são inseridos noutra escola e passam a conviver com crianças e jovens mais velhos e num contexto diferente. Para tal foram adquiridos jogos para serem utilizados pelos professores em sala de aula.
O desenvolvimento destas atividades de prevenção e promoção visam capacitar os alunos para enfrentar os desafios da convivência em contexto escolar.