ATIVIDADES DO PRÉ-ESCOLAR

Ano Letivo 2015/2016

No dia 24 de novembro de 2015, as crianças do Pré-escolar da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos comemoraram o Dia Mundial da Ciência com a realização de algumas experiências, na Sala das Ciências da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos.
            Sobre a temática “A água muda de cor”, e tendo por base a água resultante da cozedura da couve roxa a que se juntou vinagre, umas gotas de limão, bicarbonato de sódio e sabão em pó, verificou-se que da água primitivamente roxa se obtiveram colorações diferentes, resultante da mudança de PH, em virtude dos elementos acrescentados terem dado lugar a uma concentração de íones de hidrogénio baixa ou elevada.         
Com esta experiência, para além de se comemorar este dia, pretendeu-se despertar a curiosidade científica nas crianças, que aderiram com entusiasmo.
Depois, as crianças fizeram os registos das experiências realizadas no Dia Mundial da Ciência, 24 de novembro, dos quais deixamos aqui um exemplo.
            Puderam verificar, também, o resultado das experiências efetuadas uns dias antes, com folhas de árvores de diversas cores, as quais foram colocadas em frascos com um pouco de álcool. Depois introduziu-se uma folha de papel branco enrolado dentro dos frascos. Passados uns dias verificou-se que as folhas de papel branco tinham as cores das folhas das árvores.
Durante a Semana do Agrupamento, de 14 a 18 de março, procedeu-se, como já é habitual, à exposição dos trabalhos mais relevantes realizados pelas crianças dos diversos Jardins de Infância do Agrupamento.
                Em duas turmas do Pré-escolar do Agrupamento – JI de Outeiro e sala 3 do JI da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos - está, também, a ser posto em prática um projeto sobre empreendedorismo: “Ter ideias para mudar o Mundo”. 
Finalmente, no passado dia 22 de abril, no auditório da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, a contadora de histórias Inês Cruz fez a apresentação teatralizada do Livro “A Viagem do Senhor Gato Gatarrão e da Tartaruga Lentidão”, para as crianças do pré-escolar e do 1.º ano de escolaridade.
Foi uma atividade muito interessante e divertida, que as crianças adoraram.

 

A Coordenadora do Pré-escolar
Maria Alice Machado de Oliveira Silva