:: Ensino Articulado ::

O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto promove oportunidades diversificadas de aprendizagem a todos os seus alunos, quer através de um grande leque de ofertas educativas curriculares quer através de ofertas educativas e lúdicas não curriculares
A oferta de Ensino Articulado da Música é um projeto que tentamos implementar, pois constitui uma vantagem na formação integral dos nossos alunos.
O Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto pretende oferecer o Ensino Articulado da Música para os alunos do 5.ºano que frequentem a Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e a Escola Básica de Arco de Baúlhe, no ano letivo 2017-2018.

O que é o ensino articulado?
O ensino articulado proporciona aos alunos as primeiras competências musicais e de domínio de um instrumento musical.
Neste ensino existe uma articulação pedagógica e logística entre a Academia de Música e a Escola do ensino  regular. O plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral e da componente vocacional de música.

Em que condições pode um aluno matricular-se?
Para se matricular no curso de básico de música o aluno tem de frequentar no ano letivo 2017/2018 o 5.º ano de escolaridade na Escola Básica de Arco de Baúlhe ou na Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.

Quais são as disciplinas da componente vocacional (música)?
Instrumento; Formação Musical (F.M.); Classe de Conjunto (C.C.).

Como funcionam as aulas de música? E o que são?
Na Formação Musical aprende-se a ler e escrever a notação musical e a perceber uma obra musical.
Na Classe de Conjunto pratica-se música de conjunto, em pequenos grupos instrumentais ou corais.
Na aula de Instrumento aprende-se e aplicam-se as técnicas necessárias para tocar um instrumento.
Sendo a aprendizagem de um instrumento uma disciplina essencialmente prática, os alunos devem, desde o início, criar uma rotina de estudo. Para uma boa evolução na componente vocacional o aluno deve estudar diariamente.

Quanto custa frequentar este Curso?
A frequência do Curso Básico de Música em regime articulado é gratuita. No entanto, à semelhança de outras disciplinas curriculares, é necessário adquirir algum material pedagógico como: instrumento escolhido, estante, livros de música e outros materiais que os professores considerem indispensável.

Que instrumentos podem ser escolhidos?
A escolha dos instrumentos está sempre dependente das vagas existentes. Os instrumentos lecionados poderão ser: bombardino; clarinete; flauta transversal; oboé; piano; percussão; saxofone; trombone; trompa; trompete; tuba; viola (guitarra); violino.

 

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 31 de Julho

Aqui: https://goo.gl/forms/Q6gPGLh0h2KTl5NJ3